Sabia que pode ser multado, preso e ou expulso do país pelas seguintes razões:

 

  • Conduzir sem carta de condução emitida pelos Emirados Árabes Unidos (se for residente)

  • Consumir bebidas alcoólicas ou estar sob o seu efeito fora das áreas designadas como restaurante / bares / hotéis que tenham licença para venda de álcool

  • Conduzir sob o efeito do álcool (mesmo quando consumido na noite anterior)

  • Demonstrações públicas de afeto (excessivas ou com conotações sexuais)

  • Envio de SMS ou e-mails contendo material de origem pornográfica ou nudez explícita

  • Transporte de álcool sem licença adequada

  • Posse de alguns medicamentos para alívio de dor, comprimidos para dormir, anti-depressivos e todo o tipo de narcóticos, mesmo se consumidos no dia anterior à sua chegada aos Emirados Árabes Unidos

  • Nudismo

  • Engravidar sem estar casada

  • Comer, beber ou fumar em espaços públicos durante o dia no período do Ramadão

  • Insultar, usar linguagem imprópria e gestos agressivos ou ofensivos

  • Passar cheques sem cobertura

  • Trabalhar sem visto de emprego / profissional e sem contrato de trabalho

 

 

Localização

 

O Dubai é uma cidade no Emirado de Dubai, faz parte dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e localiza-se no sudeste da Península Arábica, no Golfo Pérsico. Faz fronteira a este com Oman, a sul com a Arábia Saudita e partilha as fronteiras marítimas com o Irão e com o Qatar.

 

Abu Dhabi é a capital da Federação dos sete Emirados, sendo estes Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Ras al Khaimah, Fujairah e Umm al-Quwain.

 

 

 

Moeda

 

O Dirham (AED-oficialmente abreviado como DHS) é a moeda dos Emirados Árabes Unidos e está indexada ao dólar (1 dólar EUA = 3,67 AED).

 

 

 

 

 

 

 

 

Bancos

 

Os bancos locais e internacionais estão presentes no Dubai oferecendo serviços similares aos dos bancos de outros países desenvolvidos, que incluem home banking, concessão de créditos imobiliários e pessoais, cartões de crédito, contas off-shore, entre outros.

 

Regra geral, para abrir uma conta bancária é necessário um visto de residência válido para os Emirados. A sua conta será congelada pela instituição bancária se deixar o país e não a utilizar por um longo período de tempo, normalmente 6 meses, ou após a recepção do seu último salário . Para reativá-la, terá que atualizar o seu perfil no banco, fornecendo o seu novo visto de residência, contrato de trabalho, ou justificar a necessidade de uma conta bancária nos Emirados Árabes Unidos, caso já não seja residente.

 

Em caso de morte, sem testamento certificado e reconhecido pelos Emirados Árabes Unidos, as autoridades podem congelar automaticamente a conta bancária do falecido.

 

 

Fuso Horário

 

UTC/GMT + 4. Não há mudança de hora entre o verão e o inverno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

População

 

Os habitantes estrangeiros representam cerca de 90% da população dos Emirados Árabes Unidos, sendo a grande maioria de origem asiática. Os indianos constituem metade de todos os estrangeiros que vivem no Dubai.

 

 

 

 

 

 

 

 

Eletricidade, Água e Comunicações

 

A eletricidade no Dubai é de 220v – tomada de 3 pinos inglesa. A eletricidade e a água são fornecidos pela DEWA (empresa pública de água e eletricidade do Dubai). O gás de botija, utilizado principalmente em fogões domésticos, é entregue nas residências por várias empresas privadas.

 

As duas empresas fornecedoras de serviços de telecomunicações são a DU e a Etisalat, oferencendo ambas pacotes completos para o lar (TV + telefone fixo + internet de banda larga de até 100-300 Mb) e serviços de rede móvel de 4G LTE.

 

 

 

Transporte

 

Existem diversas concessionárias de automóveis novos e usados. O mercado de usados é muito dinâmico e oferece excelentes oportunidades de negócio. O valor dos veículos é inferior comparativamente à maioria dos outros países, assim como o preço da gasolina, maioritariamente utilizada.

 

As empresas de “Rent a Car” têm igualmente várias ofertas de aluguer de curta e longa duração.

 

O trânsito circula pelo lado direito. A circulação na maior parte das autoestradas no Dubai é gratuita, com exceção da principal autoestrada E11, que atravessa todo o Dubai, (Sheik Zayed Road-SZR), onde o Salik (um sistema de portagens eletrónicas) foi implementado. Os motoristas são obrigados a comprar um cartão pré-pago a ser fixado no pára-brisas.

 

Os residentes no Dubai necessitam de possuir uma carta de condução emitida pelos Emirados Árabes Unidos para poder conduzir.

 

Os transportes públicos têm sido alvo de um enorme desenvolvimento nos últimos anos, nomeadamente a rede de Metro e a sua ligação à rede de autocarros, caracterizada pelas suas estações e paragens com ar condicionado.

 

Os táxis são abundantes e facilmente disponíveis, sendo as suas tarifas relativamente baixas. Os serviços de táxi podem ser facilmente reservados através da hotline da RTA (autoridade que gere os transportes).

 

Saúde

 

Os Serviços de saúde do Dubai são reconhecidos internacionalmente por serem de boa qualidade e comparáveis aos de outros países desenvolvidos, existindo uma grande rede de hospitais públicos e privados.

 

Através do serviço público de saúde, o governo do Dubai oferece assistência médica gratuita ou de baixo custo a todos os residentes.

 

O Seguro de Saúde é obrigatório para todos os trabalhadores.

 

Muitos estrangeiros têm acesso a seguro de saúde privado, através das empresas empregadoras, optando por esta razão pelo sistema privado de saúde. Este oferece uma ampla rede de hospitais modernos com equipamentos topo de gama e com os médicos de diversas nacionalidades. A “Dubai Healthcare City” é um "bairro da cidade" dedicado a uma prestação excelente de serviços de saúde e assistência ao paciente.

 

 

 

Educação

 

No Dubai existem muitas escolas públicas e privadas. O ensino primário e secundário é obrigatório e gratuito nas escolas públicas, para todos os Emirato (residentes de origem local).

 

As mais de 100 escolas particulares do Dubai oferecem diferentes sistemas de ensino, como o inglês, americano, francês, alemão, indiano, “International Baccalaureate” (IB), entre outros.

 

Muitas universidades de referência no estrangeiro foram criadas na “Cidade Internacional Académica de Dubai”.

 

A Autoridade do Conhecimento e de Desenvolvimento Humano (KHDA) atribui as licenças às instituições de ensino, realiza inspeções anuais e classifica-as entre os níveis “insatisfatório” e “excelente”. A maioria das escolas com a classificação de "bom" ou "excelente" em locais populares têm extensas listas de espera.

 

 

Religião

 

Islamismo é a religião oficial do Dubai. O Emirado é conhecido pela tolerância e respeito por todas as religiões. Visitantes e residentes devem contudo, respeitar certos costumes e códigos de conduta, assim como o Islão e as regras do mês sagrado do Ramadão.

 

De seguida, apresenta-se uma lista com algumas diretivas a serem seguidas durante o período de Ramadão:

 

  • É ilegal comer (incluindo pastilha elástica), beber (incluindo água) ou fumar em público durante o dia (mesmo dentro do carro).

  • É sinal de respeito e educação vestir-se de forma mais conservadora, devendo-se cobrir os ombros e as pernas.

  • As infrações relacionadas com o álcool serão tratadas mais severamente.

  • Reduzir o volume da música no carro - música alta é sinal de falta de respeito.

  • Alteração dos horários dos engarrafamentos e do trânsito - de manhã não é muito diferente, mas à, tarde, entre a 13:00 -16:00, o trânsito aumenta e novamente pouco antes da hora de terminar o jejum (Iftar). Das 16:00 até uma hora antes do Iftar e uma hora logo após o Iftar, as estradas são relativamente livres de trânsito.

  • Durante o mês de Ramadão os muçulmanos trabalham até às 15:00h.

  • Todos os empregados têm o direito de deixar o emprego duas horas mais cedo neste mês, conforme as Leis do Trabalho.

  • Evitar todas as demonstrações públicas de afeto, que são totalmente reprovadas, ou podendo mesmo ser repreendidas pela polícia.

ACERCA DO DUBAI

Diteci come possiamo aiutarvi con il vostro trasferimento a Dubai

Contattaci

Diga-nos como podemos ajudar com a sua Mudança para o Dubai

Contacte-nos

Email   info@relocationdubai.net

Telefone   +971 4 4524489

Telemóvel   +971 558819783

Skype   RelocationDubai

Copyright 2015 - Relocation Consulting FZE